NUESTRO CARISMA

Quienes Somos

A comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” é uma associação Privada de fiéis, de Direito Diocesano, nascida da corrente de graça conhecida como Renovação Carismática Católica. A Comunidade é constituída de missionários padres e leigos (celibatários, solteiros, casados) chamados a “Evangelizar de todas as formas com alegria” à serviço da Igreja Católica.

Fundador Y Cofundadora

Gilberto Gomes Barbosa

O fundador da “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” é Pernambucano, nascido em abril de 1968, na cidade de Surubim. É casado e tem três filhas. É graduado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda-PE, Psicanalista Clínico e Pós-graduado em Psicanálise. É também escritor.

Maria Salomé Ventura

La cofundadora de la Obra de María es proveniente del departamento (provincia, estado) de Paraíba, Brasil, nasció en una ciudad llamada Monteiro, es escritora y tiene una hija. Es graduada en Turismo por la Universidad Católica de Brasilia, Psicoanalista Clínica y Pos-graduada en Psicoanálisis.

Nossa História

Em 1985, nosso fundador Gilberto Gomes Barbosa conheceu a Renovação Carismática Católica e teve uma experiência pessoal com o “Batismo no Espírito Santo”. Essa experiência aconteceu na Igreja de São Francisco de Paula, no bairro de Caxangá/Recife – PE. A partir daí, iniciou-se um novo processo em sua vida.

Depois de participar 5 anos ativamente de Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica, surgiu o desejo de entregar-se mais ao Senhor.
Conhecendo as Comunidades Novas, vendo seus modelos de vida, despertou o desejo de iniciar a Comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria”, isto em 1990.

A inspiração logo foi acolhida por Maria Salomé Ventura que abraçou imediatamente a causa junto ao fundador, tornando-se assim co-fundadora juntamente com outros 7 jovens iniciando primeiro como Comunidade externa e, tempos depois “dando os primeiros passos”, como comunidade interna.

Crescemos com muitas dificuldades, mas aos poucos o Senhor foi confirmando a nossa vocação através da Igreja e daqueles que iam se unindo a nós. Vieram os primeiros grupos de peregrinações e, em seguida, o Senhor deu forma a uma das nossas principais missões que é a peregrinação aos lugares santos, além de diversas atividades que realizamos como: trabalhos de evangelização, shows, retiros, Cenáculo Eis aí tua Mãe, chamados, também, de grupos de oração nas famílias e diversas atividades de cunho social, educacional, cultural, artísticas e esportivas.

A “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” foi se configurando com as espiritualidades Carismática e Mariana. Mariana porque somos filhos de Nossa Senhora e, a exemplo de João, o discípulo amado, recebemos a missão de levá-la para casa, procurando imitá-la no servir com alegria.

Vivemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica. Os carismas nos dão o impulso à vida missionária e a uma evangelização com poder para levar as pessoas ao batismo do Espírito Santo.

Nosso Carisma

O nosso carisma é:

Evangelizar de todas as formas com alegria. Como membro da “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” devemos estar à disposição da Igreja naquilo que ela necessita, sempre servindo ao Senhor e evangelizando de todas as formas com alegria.

Como diz o salmista:

“Aclamai o Senhor por toda a Terra, servi ao Senhor com Alegria…”

Salmo 99

Nossa identidade

As Comunidades Carismáticas: O que Deus quer de nós hoje?

Quando lemos At 2,42-47 e At 4,32-35, vemos claramente o objetivo das Novas Comunidades. Jesus viveu com os doze e a vida em Comunidade é a garantia de nossa perseverança espiritual.
Uma pessoa quando pensa na vida comunitária está buscando a santidade, quer doar-se pelo Evangelho, porque, com certeza, se estivesse buscando fama e poder neste mundo, não optaria por esta vida.

Uma pessoa quando pensa na vida comunitária está buscando a santidade, quer doar-se para o Evangelho, porque, com certeza, se estivesse buscando fama e poder neste mundo, não optaria por esta vida.

“Eu acho muito bonito quando um jovem decide ser missionário e consagra-se para a evangelização. O que Deus quer de nós hoje é a entrega em favor do seu Reino na Evangelização.”

Gilberto Gomes Barbosa

Nosso Nome

Existia um Ministério de Evangelização chamado “Os Pés do Mensageiro”, coordenado por Gilberto e um grande amigo, que hoje é monge. Nessa época, fazíamos parte de alguns grupos de oração: Magnificat (na Universidade Católica), Fogo Santo (Várzea) e Rainha da Paz (Colégio das Religiosas da Instrução Cristã, conhecido como “Colégio das Damas”).

Assim formou-se um grupo bastante participativo e com o seu crescimento começamos a perceber que precisávamos de um nome. Então reunimos todo o grupo e concluímos que o nome ficaria OBRA DE MARIA, pois isto abrangeria tudo.

No momento o grupo ainda era muito pequeno, e algumas pessoas questionavam: “Mas ‘obra’ significa coisa grande…” Mesmo assim, o nome foi aprovado e acolhido como vontade de Deus.

Passado alguns anos tivemos um novo entendimento e percebemos que o nome oficial da Comunidade seria “Eis aì tua Mae” ainda que continuamos sendo conhecidos como Obra de Maria, este nome reflete aquilo que é o nosso chamado: O Pai quis dar ao seu Filho uma Mãe, nos fez todos filhos d’Ele, irmãos de Jesus e filhos de Maria. Como filhos de Maria procuramos imitá-la no servir com alegria.

Como Vivemos

A Comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” tem em sua estrutura sacerdotes, diáconos,celibatários casados e solteiros.
Buscando viver todos como uma só família, cada um em seu estado de vida, partilhando tudo e colocando tudo em comum, como os primeiros cristãos.

Não somente os seus bens materiais, mas também suas tristezas, alegrias e apostolados. Tudo deve ser de todos! Nossa vida deve ser colocada em comum, num mesmo compromisso com o desejo de viver a santidade.

Buscamos viver a castidade, a pobreza e a obediência baseada nos conselhos evangélicos. Queremos ser para o mundo, na forma de uma comunidade eclesial, um testemunho de vida cristã, evangelizando de todas as formas com alegria.

Somos uma Comunidade de vida apostólica, vivemos para fazer Jesus acontecer no coração de todos através de nosso trabalho evangelizador, assumindo para isto várias missões, tanto no Brasil, como em outras partes do mundo.

O Senhor nos deu uma missão muito especial, que são as Peregrinações, onde anualmente levamos milhares de peregrinos aos Santuários do mundo, promovendo através das visitas aos lugares sagrados verdadeiros encontros com Deus.

Além desta missão, assumimos também o compromisso de vivermos uma vida fraterna para evangelizar de todas as formas com alegria, através do Cenáculo Eis aí tua Mãe (verdadeiros Grupos de Orações nas famílias), retiros, congressos (tanto a nível nacional como internacional), shows e também com trabalhos sociais em diversos segmentos.

O Porquê da Medalha

Durante uma peregrinação à Terra Santa, nosso fundador foi profundamente tocado ao ver o imagem do calvário e sentiu-se como João Evangelista, o discípulo amado, como ele mesmo relata nos documentos oficiais de nossa comunidade:

“Quando vi aquela imagem, a mensagem que veio ao meu coração foi o texto do Evangelho e eu disse para mim mesmo: “Tenho que levar isso para a minha vida!”. Senti que deveria levar Maria para minha casa, que poderia significar o meu coração ou a Comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria”, pois, como filhos de Maria devemos torná-la mais conhecida e amada.”

Gilberto Gomes Barbosa

A imagem reproduzia Cristo na cruz, quando ainda vivo disse: “Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”. Jo 19,26-27.

De volta ao Brasil, partilhou este sentimento com Maria Salomé e os demais membros da comunidade que rezaram juntos e confirmaram esta inspiração. Com este sentimento, decidiram reproduzir a cena do calvário em uma medalha que nos lembra o compromisso assumido de levar Maria para casa.

A camisa

Em nossa camisa estampamos aquilo que deve estar em nosso semblante:

“Servimos ao Senhor com alegria!”. Como diz São Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!”

Fl 4,4

O recebimento da camisa representa o ingresso na segunda etapa do programa de formação da nossa comunidade.

Nossa Espiritualidade

Devoção Mariana

Foi com grande confiança que Nossa Senhora disse o seu “SIM”: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1,38). Nosso sim ao Carisma deve ser também de igual confiança em Jesus Cristo, tendo esse sim de Nossa Senhora como modelo.

A Anunciação é um acontecimento extraordinário, pois marca a presença de Maria na história de salvação, através de sua fé inabalável, Ela se torna a esposa do Espírito Santo e “o Verbo se fez carne e habitou no meio de Nós.”

Em nossa medalha, está gravada a passagem do Evangelho onde Jesus entrega João a Maria, como filho e entrega Maria como Mãe, a João (Jo 19,25-27). A nossa vocação só será firme quando assumirmos Nossa Senhora como Mãe!

Em nossa medalha, sinal oficial de nossa Consagração à Comunidade Obra de Maria Eís ai tua Mãe, está gravada a passagem do Evangelho onde Jesus entrega João a Maria, como filho e entrega Maria como Mãe, a João (Jo 19,25-27). Diante disso, digo: A nossa vocação Obra de Maria só será firme quando assumirmos Nossa Senhora como Mãe!

Renovação Carismática Católica

São Paulo, no seu ministério, verificou que além de vários dons o Espírito Santo se manifestava com vários carismas:

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. á também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.* Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz.”

I Cor 12, 4-11

Esses carismas são os que dão o impulso da vida missionária para uma comunidade carismática como a nossa. São eles que testemunham se nossa comunidade é ou não carismática e são eles que impulsionam a evangelização da comunidade com poder. São as ferramentas necessárias para levarmos as pessoas ao batismo do Espírito Santo. O objetivo primeiro de nossa evangelização.

Donde estamos

Somos mais 3350 missionários e voluntários espalhados pelo mundo.

América do sul

Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Suriname e Peru

Europa

Portugal e Itália

Ásia

Israel e Palestina

África (língua portuguesa)

Angola, Moçambique e Cabo Verde

África (língua francesa)

Costa do Marfim, Benin, Togo, Guinea, Libéria, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Congo, Mali e Níger.

África (língua inglesa)

Gana, Nigéria, Zâmbia, Namíbia, Zimbábue, África do Sul, Tanzânia, Malawi e Botswana.

Estados do Brasil

Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Pará.

Sede – São Lourenço-PE

A Sede da Obra de Maria fica à 3 km do Terminal Rodoviário do Recife, em frente ao viaduto que dá acesso à Arena de Pernambuco, estádio construído para sediar os jogos da Copa FIFA 2014 em Pernambuco.

Nesse lugar da promessa funcionam a parte administrativa, residência dos membros e espaço para atividades esportivas, retiros, eventos e celebrações.

NUESTRO CARISMA EN ACCÓN

“¡Aclame al Señor la tierra entera, sirvan al Señor con alegría…!” Sl 99.

Con el carisma de “Evangelizar de todas las formas con alegría”, la Comunidad Obra de María evangeliza a través de:

* Retiros

* Evangelizações (crianças, jovens, adultos e idosos)

* Cenáculo Eis aí Tua Mãe – Evangelização e visita às famílias.

* Shows de evangelização

* Grupos de Oração

* Meios de Comunicação (programa de rádio)

* Anúncio do Evangelho em presídios e nas ruas

* Peregrinações

* Trabalhos sociais como: creches, escolas, internato, cursos profissionalizantes, acompanhamento psicológico, assistência a dependentes químicos e refugiados e atividades artísticas e culturais.